conheca as profissoes e atividades que compoe o mercado da construcao civil

Conheça as Profissões e Atividades que Compõem o Mercado da Construção Civil

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.100″ background_layout=”light” text_orientation=”justified”]

O desempenho do mercado da construção civil é vital para o crescimento da economia brasileira. Nesse sentido, os profissionais que trabalham nessa área são bem remunerados devido a períodos de alta demanda nesse setor.

Para o bom desempenho da sua obra você precisa conhecer alguns profissionais e suas funções, afinal, você terá que contratá-los.

Escolher profissionais do mercado da construção civil de boa qualidade para sua obra faz com que você reduza gastos.

Por isso, é importante que você saiba quais funções esses profissionais exercem e quando contratar cada um. Abaixo listamos alguns profissionais vitais para a construção civil.

Mercado da construção civil: Arquiteto e urbanista

Esse profissional tem por função projetar e idealizar espaços para os mais diversos usos da construção civil. Os arquitetos são responsáveis por planejar e organizar os espaços levando em consideração as necessidades de quem utilizará a construção acabada.

No Brasil, esses profissionais são regulados, orientados e fiscalizados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Engenheiro Civil

De acordo com a especialidade, é responsabilidade do engenheiro civil a análise do solo, a definição dos tipos de fundação, do partido estrutural, da impermeabilização, dos acabamentos e todos os sistemas incorporados a um empreendimento.

O engenheiro civil responde também pela execução, coordenando equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, zelando pelos padrões de qualidade e de segurança.

O engenheiro civil também pode exercer essas funções: diretor de negócios de obras de infraestrutura, gerente de obras, gerente de engenharia, coordenador de obras, coordenador de engenharia, supervisor de engenharia, engenheiro de obras, gerente de logística e suprimentos.

Perito em engenharia

No caso de sinistros, é o perito engenheiro civil quem avalia as causas, determinando se o acidente decorre de falha estrutural, patologias, anomalias ou desempenho incompatível com as necessidades da situação.

Assim, o trabalho do perito é fundamental para determinar se houve má execução, erro de projeto ou problema com os materiais.

Mestre de Obras

Profissional que fiscaliza e supervisiona a obra até a conclusão. É o líder da equipe de operários da construção civil dentro do canteiro de obras, com responsabilidade sobre o controle de equipamentos, materiais, inspeção da qualidade e cronograma da obra.

Por isso, em geral é um profissional com experiência e que conhece todas as etapas da construção, os materiais e as funções de cada operário, sendo capaz de ler e interpretar projetos.

Mercado da Construção Civil: Pedreiro

Profissional apto a atuar em todas as etapas de execução de uma obra de construção civil. A depender da experiência do profissional, pode fazer o controle do fluxo de serviços, recebimento e checagem de materiais, ler e interpretar plantas e projetos de engenheiros e arquitetos, calcular quantidades de materiais utilizados na construção.

Alguns cargos relacionados e que podem ser exercidos por pedreiros são: azulejista, gesseiro, impermeabilizador etc.

Gostou dessa matéria? Mantenha-se conectado em nosso blog para saber mais sobre as notícias do mercado da construção civil.

MEGAÇO / TUDO EM FERRO E AÇO

A Megaço é uma empresa focada em linha de Ferros e Aços em Itajaí / SC. Para melhor atender nossos clientes e suprir suas necessidades, trabalhamos com uma grande gama de produtos.

Tais como: barra chata laminada (preto e zincado), cantoneira laminada (preto e zincado), quadrado laminado (preto e zincado), redondo laminado (preto e zincado), vigas laminadas, perfil dobrado, perfil serralheria, diversos tipo de chapas, búzios, articulada, telhas zincadas e translúcidas, vários tipos de tubos, conexões BSP e schedule, acessórios serralheria, eletrodos, elementos de fixação, broca, abrasivos, fechaduras, entre outros.

Na busca pela diversidade e amplitude de estoque a preços justos agora contamos com o mais novo conceito em construção, conhecido como construtivo a seco ou Steel frame (com perfis metálicos), que é um método diferente do convencional de alvenaria, por dispensar o uso de cimento preparado em obra, tijolos, armações convencionais, etc.

Possuímos também a nossa própria marca de tintas para ferro e aço, conhecida como Maximetal. O grande diferencial é trazer no mesmo produto duas funções (fundo e tinta).

Nossa frota conta com 3 carros e 5 caminhões que diariamente levam o material até nossos clientes para maior comodidade e tranquilidade.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento ao cliente está sempre pronta para te atender da melhor maneira.
👋 Olá, precisa de ajuda?