Quer melhorar a qualidade da construção de seu empreendimento? Conheça a técnica PDCA e saiba como ela pode te ajudar a controlar a qualidade de sua construção.

Diante do cenário altamente competitivo em que se encontra a construção civil no Brasil, a ausência de planejamento estratégico gera a antecipação de prejuízos que poderiam ser previstos, e que impactam na qualidade da construção e principalmente, no financeiro da empresa.

É importante que sua empresa saiba não só o destino de seu negócio, mas também os caminhos que ela irá percorrer para alcançar as metas estipuladas.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a técnica de PDCA e como implantá-la em sua obra para garantir maior qualidade da construção.

o que é pdca e como aplica-lo na construcao civil

Práticas de gestão que potencializam a qualidade da construção civil

Algumas práticas de gestão ajudam a potencializar a qualidade de sua construção. Essas técnicas são bastante utilizadas por empresas de grande porte e refletem muito no desenvolvimento financeiro destas.

Geralmente, diversos conceitos de administração passam despercebidos por inúmeros gestores.

No entanto, se você está buscando maior sucesso em sua empresa, você precisa saber mais coisas dentro dessa área, para que, dessa forma, você consiga alinhar essas estratégias com os objetivos de seu negócio.

Matriz SWOT: uma metodologia versátil e fácil de ser aplicada

A metodologia da matriz SWOT é versátil e fácil porque pode ser usada tanto para o planejamento anual da construtora como para análise de empreendimentos individuais.

SWOT é a sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Passos para a implementação da matriz SWOT para melhorar a qualidade da construção

Analisar fatores internos (Forças e Fraquezas): Processos, infraestrutura, equipe e todas as vantagens competitivas e fatores de risco são os pontos primários a serem analisados.

No caso de uma construtora, a localização do imóvel, por exemplo, é um fator de alto impacto nas forças e fraquezas do projeto.

Em seguida, você precisa analisar fatores externos (Oportunidades e Ameaças):Alterações na política econômica do governo, em tributos fiscais e ampliação de crédito ao consumidor são alguns fatores que podem ser considerados uma ameaça ou oportunidade para uma construtora.

Analisar o microambiente e macroambiente: é realizada para que você saiba detalhadamente como se comportam os setores internos e externos. Fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes, público, etc.;

Elabore a matriz SWOT: hora de efetivar planos que destaquem as forças que afastam ameaças e atraem oportunidades. As fraquezas que potencializam as ameaças e diminuem oportunidades também devem ser sublinhadas na matriz;

Monitore resultados: as ações precisam ser descritas com detalhes, ter um calendário de etapas e ser monitorada por índices de performance relevantes.

Técnica PDCA: como melhorar a qualidade da construção utilizando essa estratégia?

O PDCA é uma excelente ferramenta para o controle de qualidade, utilizada no processo da construção. A melhoria contínua é o foco desta prática de gestão.

A princípio, os alicerces do ciclo são indispensáveis na rotina dos gestores da construção. Dessa forma, ele contabiliza dados confiáveis em cada etapa da obra, reduz custos desnecessários e garante a qualidade final do empreendimento.

Veja detalhes das quatro fases de aplicação:

  • P (plan: planejar): Aqui metas, indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos, cronograma e os objetivos do ciclo da construção são traçados como prioridades.
  • D (do: fazer): Investir na educação e treinamento para que todos os envolvidos do projeto estejam de acordo com a cultura da empresa facilitará a implementação e execução do plano elaborado com excelência. Assim o cronograma de construção caminhará em progresso e mantido dentro do previsto.
  • C (check: verificar): Análise dos resultados obtidos desde o início da execução do projeto. Se necessário, reavaliar o plano do próximo ciclo;
  • A (act: agir): Após o sucesso das etapas anteriores, o novo processo é documentado, tornando-se padrão em todos os ciclos no canteiro de obras.

Em resumo, esta ferramenta irá alavancar a produtividade da equipe, evitando retrabalho e garantindo novas fases mais eficientes e, consequentemente, uma melhor qualidade da construção.

Confira mais matérias da Megaço com dicas sobre a construção civil.

MEGAÇO / TUDO EM FERRO E AÇO

A Megaço é uma empresa focada em linha de Ferros e Aços em Itajaí / SC. Para melhor atender nossos clientes e suprir suas necessidades, trabalhamos com uma grande gama de produtos.

Tais como: barra chata laminada (preto e zincado), cantoneira laminada (preto e zincado), quadrado laminado (preto e zincado), redondo laminado (preto e zincado), vigas laminadas, perfil dobrado, perfil serralheria, diversos tipo de chapas, búzios, articulada, telhas zincadas e translúcidas, vários tipos de tubos, conexões BSP e schedule, acessórios serralheria, eletrodos, elementos de fixação, broca, abrasivos, fechaduras, entre outros.

Na busca pela diversidade e amplitude de estoque a preços justos agora contamos com o mais novo conceito em construção, conhecido como construtivo a seco ou Steel frame (com perfis metálicos), que é um método diferente do convencional de alvenaria, por dispensar o uso de cimento preparado em obra, tijolos, armações convencionais, etc.

Possuímos também a nossa própria marca de tintas para ferro e aço, conhecida como Maximetal. O grande diferencial é trazer no mesmo produto duas funções (fundo e tinta).
Nossa frota conta com 3 carros e 5 caminhões que diariamente levam o material até nossos clientes para maior comodidade e tranquilidade.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?