qual a importancia da escada padrao bombeiro

O Que é e Qual a Importância da Escada Padrão Bombeiro

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.100″ background_layout=”light” text_orientation=”justified”]

Antes de elaborar qualquer projeto onde haja a necessidade de incluir escadas, é importante saber e entender as normas de uma escada padrão bombeiro, afinal, é preciso seguir os padrões recomendados por esses profissionais de segurança.

A princípio, as normas do Corpo de Bombeiros preveem a adequação das saídas de emergência como item de segurança contra incêndio e pânico.

Por esse motivo, é importante que as edificações sejam construídas seguindo esses padrões e normas de segurança, isso inclui também escadas, corrimãos e guarda-corpos.

escada padrao bombeiro garante sua segurança

Corrimãos padrão bombeiro

Em primeiro lugar, um corrimão seguro precisa ser de simples manuseio, fácil de ser agarrado e oferecer conforto para as mãos, sem obstruções ao longo de sua extensão.

Portanto, se a seção for circular, seu diâmetro deve variar entre 38 e 65 mm. Devem ainda ser afastados no mínimo 40 mm da parede ou guarda, para que a mão possa deslizar.

Medidas de corrimãos para escada padrão bombeiro

As escadas devem ser dotadas de corrimãos em ambos os lados. Exceção vale para escadas de acesso a mezaninos. Quando estas tiverem largura de até 1,10 m, o corrimão pode ser instalado em apenas um lado.

Além disso, em escadas com mais de 2,2 m de largura, deve-se instalar corrimão intermediário, no máximo, a cada 1,8 m.

Os corrimãos devem estar situados entre 80 cm e 92 cm acima do nível do piso. Porém, a norma permite que seja instalado mais de um corrimão em diferentes alturas, dependendo do público da edificação.

Por exemplo, em creches pode-se instalar mais um corrimão em nível abaixo do recomendado.

Sempre que for possível, deve-se prolongar o corrimão pelo menos 0,3 m do início e término da escada com suas extremidades voltadas para a parede. Isso auxilia o deslocamento de deficientes visuais e da população da edificação em situação de emergência.

Principais regras que a escada padrão bombeiro deve atender

As escadas deverão atender a todos os pavimentos, obedecendo sempre como saída o piso de descarga. Deverão possuir corrimãos contínuos em ambos os seus lados, guarda-corpos, iluminação de emergência, sinalização de saída e pisos com acabamento antiderrapante.

Na maioria dos estados, o formato de espiral e/ou degraus em formato de leque não é mais admitido nos projetos arquitetônicos.

A largura das escadas é definida de acordo com a quantidade máxima de pessoas, que em caso de um imprevisto usam a escada como saída de emergência.

A maioria das normas define para uso residencial, comercial ou industrial a dimensão mínima de 1,20 metros, aumentando essa dimensão de acordo com o público.

Para outros usos, como em hospitais, teatros, cinemas, estádios de futebol e escolas, as normas têm muita variação quanto à dimensão mínima.

Chapa piso para escada padrão bombeiro

O padrão bombeiro é referente às medidas que a escada é feita. Já o material para fazer ela é a chapa piso, que é dobrada formando cerca de 6 degraus.

Obtidas pelo corte transversal de bobinas de aço carbono, as chapas podem ser utilizadas nas mais variadas aplicações.

As chapas piso ou chapas xadrez são utilizadas em locais que exigem segurança, tais como escadas, degrau, patamar, rampas, bases para máquinas, pisos industriais, entre outros, isso devido a sua principal característica: ser antiderrapante.

Também conhecida como: chapa xadrez, chapa antiderrapante. Entre em contato conosco para mais informações. Trabalhamos com chapa piso e demais outros materiais de aço. Conheça nossos produtos.

MEGAÇO / TUDO EM FERRO E AÇO

A Megaço é uma empresa focada na linha de Ferros e Aços em Itajaí / SC.

Para melhor atender nossos clientes e suprir suas necessidades, trabalhamos com uma grande gama de produtos, tais como: barra chata laminada (preto e zincado), cantoneira laminada (preto e zincado), quadrado laminado (preto e zincado), redondo laminado (preto e zincado), vigas laminadas, perfil dobrado, perfil serralheria, diversos tipo de chapas, búzios, articulada, telhas zincadas e translúcidas, vários tipos de tubos, conexões BSP e schedule, acessórios serralheria, eletrodos, elementos de fixação, broca, abrasivos, fechaduras, entre outros.

Na busca pela diversidade e amplitude de estoque a preços justos agora contamos com o mais novo conceito em construção, conhecido como construtivo a seco ou Steel frame (com perfis metálicos), que é um método diferente do convencional de alvenaria, por dispensar o uso de cimento preparado em obra, tijolos, armações convencionais, etc.

Possuímos também a nossa própria marca de tintas para ferro e aço, conhecida como Maximetal. O grande diferencial é trazer no mesmo produto duas funções (fundo e tinta).

Nossa frota conta com 3 carros e 5 caminhões que diariamente levam o material até nossos clientes para maior comodidade e tranquilidade.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento ao cliente está sempre pronta para te atender da melhor maneira.
👋 Olá, precisa de ajuda?