Na matéria anterior, nós apresentamos para você as principais tendências em construção civil para 2021. Agora, vamos comentar sobre outra tendência para 2021 relacionada ao setor de construção, porém, focada no consumo de aço. 

O aço é uma matéria-prima relevante para o setor industrial, sendo empregado em diversos produtos como eletrodomésticos, automóveis, móveis, aparelhos auxiliares para o dia a dia, dentre outros.

Composto por carbono e ferro, é tido como uma matéria-prima que oferece muitas vantagens para a construção civil, a saber: flexibilidade para adaptações na arquitetura, conferindo mais liberdade estética.

Outras vantagens são a economia de espaço, menor propensão e resíduos no canteiro de obras, compatível com demais materiais, maior precisão, e possibilidade de reciclagem.

Sabendo, ainda que resumidamente, o papel do aço para a confecção de produtos importantes para nossas rotinas, bem como as principais vantagens, será interessante conhecermos quais são as estimativas de sua demanda para 2021.

Estimativas para o consumo de aço em 2021

Segundo estimativas, para o próximo ano haverá um aumento da demanda de 2% a 3%, devido, principalmente, por causa da construção civil; porém, o setor automobilístico contribuirá para o crescimento de até 4%, havendo uma retomada.

E mais, as expectativas de expansão são de 5,3% em 2021.

Nesse sentido, há indicações de que essa retomada ocorrerá, ainda mais se olharmos para os dados do setor, referentes ao mês de setembro de 2020. Nesse período foram fabricados cerca de 220,16 mil veículos.

Ao todo, até meados de outubro de 2020,os dados do setor apontavam para um número de 1,37 milhões de vendas de veículos. Por isso, as estimativas são positivas, apesar da crise gerada pelo vírus chinês, Covid-19.

Por falar em crise, o susto esperado durante 2020 era a perda de 19% nas vendas do aço, porém, com a flexibilização do isolamento social em alguns estados brasileiros, a economia começou a ter uma retomada.

E para a construção civil?

De acordo com notícias do setor, um dos problemas reportados neste ano, e que deverá ser corrigido em 2021, é o desabastecimento do insumo de aço tanto para a construção civil, quanto para a produção de máquinas e equipamentos.

Certamente, essa é uma boa notícia, uma vez que a falta de recursos para qualquer empreendimento causa transtornos em torno do cronograma, custos e compromissos de entrega.

Esse desabastecimento foi ocasionado pela pandemia, que devido a quarentena e medidas restritivas, gerou grande uso dos estoques internos; assim, tão logo houve a reabertura e retomada, surgiram as altas demandas pelo insumo.

E com as altas demandas a fim de repor os estoques recém utilizados, houve a escassez do aço. Contudo, de acordo com notícias do setor, essa situação em 2021 será normalizada.

São notícias positivas para um setor responsável pela maior fatia de demanda por aço no Brasil, cerca de 37,6%.

O Steel Frame, ou, Construção a Seco, também segue seu viés de crescimento; desde 2019 esse segmento vem apresentando uma evolução positiva.

Vale lembrar que antes de 2019, o setor vinha tendo quedas nos cinco anos anteriores, porém, a partir do ano citado, começou a acontecer uma retomada.

Todavia, as mesmas pesquisas sobre a construção a seco no país apontam para a necessidade da maior capacitação e aprimoramento da mão de obra, o que gera diversos benefícios, a saber:

  • Melhor controle de qualidade;
  • Padronização de sistemas de construção, e
  • Aumento de produtividade.

Conclusão

O consumo de aço promete uma contínua retomada, gerada principalmente pelo setor da construção civil, esta que, conforme citado acima, é responsável pela maior parte das demandas pelo insumo, no Brasil.

Essas são informações publicadas até meados de dezembro de 2020, porém, são esperadas novas pesquisas que serão publicadas no próximo ano, segundo as quais, teremos uma visão mais geral e segura do que esperar no decorrer de 2021.

A Megaço espera que as boas expectativas se concretizem e estamos à disposição para ajudar a sua empresa a realizar os novos projetos que demandem a melhor qualidade em ferro e aço.

MEGAÇO / TUDO EM FERRO E AÇO

A Megaço é uma empresa focada em linha de Ferros e Aços em Itajaí / SC. Para melhor atender nossos clientes e suprir suas necessidades, trabalhamos com uma grande gama de produtos.

Tais como: barra chata laminada (preto e zincado), cantoneira laminada (preto e zincado), quadrado laminado (preto e zincado), redondo laminado (preto e zincado), vigas laminadas, perfil dobrado, perfil serralheria, diversos tipo de chapas, búzios, articulada, telhas zincadas e translúcidas, vários tipos de tubos, conexões BSP e schedule, acessórios serralheria, eletrodos, elementos de fixação, broca, abrasivos, fechaduras, entre outros.

Na busca pela diversidade e amplitude de estoque a preços justos agora contamos com o mais novo conceito em construção, conhecido como construtivo a seco ou Steel frame (com perfis metálicos), que é um método diferente do convencional de alvenaria, por dispensar o uso de cimento preparado em obra, tijolos, armações convencionais, etc.

Possuímos também a nossa própria marca de tintas para ferro e aço, conhecida como Maximetal. O grande diferencial é trazer no mesmo produto duas funções (fundo e tinta).

Nossa frota conta com 3 carros e 5 caminhões que diariamente levam o material até nossos clientes para maior comodidade e tranquilidade.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?