Ao medir um corrimão, é essencial que as medições sejam realizadas com precisão. Por esse motivo, na matéria de hoje, vamos te ajudar a fazer o correto cálculo para corrimãos.

Primeiramente, o cálculo para corrimãos é importante pois o corrimão nas laterais da escada suportam os degraus, sendo a chave para uma escadaria estruturalmente sólida.

Se esse cálculo for realizado de forma errada, prejudicará sua funcionalidade. No entanto, colocá-los e cortá-los envolve uma geometria simples que dá uma percepção de como as escadas são projetadas e construídas, só é preciso conhecê-la.

É o que você aprenderá hoje nessa matéria. As seguintes etapas ajudarão a medir um corrimão instalado.

como calcular o material para fazer um corrimao

Instruções de medição para o correto cálculo para corrimãos

  • 1) Coloque sua marca inicial na inclinação do corrimão Uma uma unidade para cima, a marca inicial estará no alto (A) e as medições estarão na base medindo para cima na inclinação.
  • 2) Coloque sua próxima marca na próxima extremidade da inclinação (B) e meça a distância entre as duas marcas.
  • 3) Quando tiver registrado sua primeira medição, gire a escada rolante de modo a tomar outra medição para baixo (ou para cima) na inclinação.
  • 4) Repita a Etapa 3 (normalmente três vezes) até que a marca inicial apareça.
  • 5) Meça a distância entre sua última marca e a marca inicial (D e A) e adicione suas outras medidas (1, 2 e 3) para obter o comprimento total do corrimão.

Muita atenção às distâncias

Meça a distância vertical entre a superfície do primeiro piso e a do segundo piso, essa medida pode ser usada para determinar o número de degraus necessários para a escada.

Divida a medida por um número que lhe dá a altura dos degraus ou “elevação”, entre 18 e 20 cm cada. O padrão residencial é cerca de 20 cm.

Qual cálculo fazer

Multiplique o número pela profundidade do piso para determinar o corrimão da escadaria. Os degraus têm normalmente de 27 a 35 cm de largura, incluindo a saliência ou “focinho”.

Em seguida, determine o comprimento aproximado da borda necessária para cada longarina, multiplicando o número de degraus por 40 cm.

Utilize um molde

Coloque uma madeira de 2,5 cm x 28 cm nos cavaletes. Esta tábua será a primeira longarina e o molde marcará as próximas.

Use o final da madeira como base e coloque o esquadro na ponta a partir do piso para cortar. Ajuste o esquadro de modo que a parte mais curta fique alinhada à medida da elevação determinada no Passo 2, na borda da borda da madeira.

Segure o esquadro firmemente no lugar e marque uma linha com o lápis na borda do quadrado em dois ângulos. Nota: Toda a marcação deve ser feita a partir da mesma borda (dentro ou fora) do esquadro para regular.

Crie uma linha de corte para realizar o cálculo de corrimãos

Marque um ângulo de 90 graus a partir da primeira linha do piso, onde se encontra com a borda externa da longarina. Esta é a linha de corte da primeira coluna.

Meça e marque a primeira linha de elevação na altura paralela a partir do Passo 2 menos da espessura do material de piso. (Este corte vai assentar no chão no início da escada.)

Conclusão

Em suma, realizar um correto cálculo de corrimãos é bastante importante para a fabricação de um corrimão de qualidade.

Entre em contato com a Megaço e tire todas as suas dúvidas.

Confira também nossa matéria sobre Steel Frame.

MEGAÇO / TUDO EM FERRO E AÇO

A Megaço é uma empresa focada em linha de Ferros e Aços em Itajaí / SC.

Para melhor atender nossos clientes e suprir suas necessidades, trabalhamos com uma grande gama de produtos, tais como: barra chata laminada (preto e zincado), cantoneira laminada (preto e zincado), quadrado laminado (preto e zincado), redondo laminado (preto e zincado), vigas laminadas, perfil dobrado, perfil serralheria, diversos tipo de chapas, búzios, articulada, telhas zincadas e translúcidas, vários tipos de tubos, conexões BSP e schedule, acessórios serralheria, eletrodos, elementos de fixação, broca, abrasivos, fechaduras, entre outros.

Na busca pela diversidade e amplitude de estoque a preços justos agora contamos com o mais novo conceito em construção, conhecido como construtivo a seco ou Steel frame (com perfis metálicos), que é um método diferente do convencional de alvenaria, por dispensar o uso de cimento preparado em obra, tijolos, armações convencionais, etc.

Possuímos também a nossa própria marca de tintas para ferro e aço, conhecida como Maximetal. O grande diferencial é trazer no mesmo produto duas funções (fundo e tinta).
Nossa frota conta com 3 carros e 5 caminhões que diariamente levam o material até nossos clientes para maior comodidade e tranquilidade.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?